jueves, 12 de marzo de 2009

Cuatro Whiskes y Mafalda

Hoje tudo parece melhor. Acredito que finalmente estaremos em um apartamento amanhã. Em San Telmo!!!! Só digo acredito, e não que estaremos, porque já tô com medo de me alegrar nessa parte. Mas o apê é lindo e está só 25 dólares fora do nosso orçamento, o que vai sacrificar algumas coisas, já que o dólar aqui vale 3,67 pesos. Mas poucas coisas, espero.

Bem, no mais, tá tudo melhor. Já estou me apaixonando pela cidade. Esse mau humor, inclusive, e essa minha bipolaridade constante são bem a cara disso aqui. É tudo caótico, contraditório, mas muito encantador. Parece que aos poucos entendo a cidade e procuro sentindos distintos para coisas muito parecidas.

Mafalda se fez bem presente em toda a viagem e hoje, no metrô, entendi um pouco mais. Eu já adorava os quadrinhos de Mafalda no Brasil, mas aqui, em sua terra, eles fazem ainda mais sentido. Tinha um quadrinho dela pintado na parede onde ela mostrava o globo terreste a um bichinho de estimação e comentava que ele era lindo, mas só uma maquete, pois o real não era daquele jeito. Aqui eu vejo muito isso. Muitas Mafaldas espalhadas pela rua. O ônibus, por exemplo, é um resumo desse caos. O país não tem moedas, pois todas estão presas e são vendidas por preço altos, mas os ônibus só se pagam em moedas. E não existem trocos em moedas. Todos os dias acordo e penso: como conseguir mais moedas? Consigo, não sei como.

O mais complicado é que vivi toda a minha vida sem nunca ter saído de um país caótico. O Brasil é caótico e tem problemas semelhantes que já estão naturalizados em mim, então por que questionar esse pequeno caos? Porque ele se parece e é oposto. Um oposto, muito mais melancólico do que otimista, e ao otimismo estamos acostumados.

Eu lembro muito que antes de vir Fábio me mostrou um filme recente aqui da Argentina, Los Guantes Mágicos. Ainda brincamos aqui dizendo, será que um dia vamos chegar em um bar e pedir "Cuatro Whiskes"? Como a mulher do filme? Quando chegamos aqui entemos melhor, como a noite começa muito tarde (anoitece as 21h), todo mundo sai de casa as duas da manhã. Então os bares (que acredito serem a maior fonte de renda da cidade) fazem uns Happy Hourd onde tudo vem em dobro. Mas os "Cuatro Whiskes" no máximo viraram "Dos cervezas". De um litro, casi siempre!!!!

2 comentarios:

  1. Está sendo muito interessante acompanhar teu diário de bordo Sá, consigo te imaginar aí pelo que escreves, que por sinal tem uma visão crítica e bem humorada que não fica atrás da minha querida Mafalda. Estou curiosa pra saber dos próximos arrodeios e ansiosa para ler os comentários do dia em os cuatro whiskes forem pedidos.

    ResponderEliminar
  2. Sabra,

    feliz pela sua conquista, como amiga, desejo sorte e intuição profunda para acertar mais do que errar! Besos e besos, querida!

    ResponderEliminar